Tomada de Posse da Diretora da EPAMAC
9 de março de 2021 – Biblioteca, 18h
Cumprimentos:
Dr João Gonçalves, DG DGEstE
Drª Cristina Vieira, Pres. Câmara Municipal
Engº Calisto, presidente do CG e restantes elementos do CG desta casa Todos os docentes e não docentes que nos acompanham via Teams
Começava por agradecer a presença de todos e pedir a V/ autorização para cumprimentar de uma forma muito especial aqueles que são os pilares da minha vida: o meu marido e os meus filhos, aqui, os meus pais, em casa. Prometo comprar relógios novos para todos, a fim de consertarmos horários e tempo de família…
Permitam-me ainda agradecer também à DrA Olívia Dias, minha amiga pessoal, irmã que muito admiro e que sei ser considerada por todos como a marca da resistência e do trabalho, da amizade, da confiança e da dedicação na nossa escola. A escola viveu momentos tumultuosos ainda no 1º período deste ano letivo e foi a DrA Olívia e esta equipa fantástica, que tudo fizeram para levar o barco a bom porto; e acreditem que houve momentos muito difíceis…
Aproveito para dar conhecimento que será esta a minha equipa, a equipa com quem vou ter a honra de trabalhar uma vez que me brindaram com a aceitação do convite que lhes dirigi para me acompanharem nesta viagem. Obrigada pela confiança!
Fico muito feliz também por ter comigo, nesta ocasião tão importante para mim, 2 das pessoas em grande parte responsáveis pela minha candidatura: os ex diretores desta escola EngA Víctor Vítor e o Dr João Gonçalves. A estes 2 professores devo a maior parte da minha aprendizagem profissional e a força do acreditar no valor da escola. Muito obrigada a ambos por terem sempre acreditado em mim e me terem confiado cargos que me permitiram um conhecimento mais aprofundado desta vida de professora e das suas reais potencialidades; sei que posso contar com ambos nesta nova caminhada em prol do sucesso da nossa EPAMAC.
A minha intervenção será breve; apenas desejo, aqui e hoje, assumir perante todos alguns dos compromissos que decorrem da vertente humanista que quero para a formação que ministramos e com a forma como vejo a EPAMAC, que não é uma escola como as demais! Além de ser a mais bonita, tem todas as condições para voltar a ser uma verdadeira família para todos os que a ela se dedicam…
Na minha opinião, é chegado o momento de mudarmos o paradigma do ensino em geral, principalmente do EP, e muito em particular na EPAMAC. Temos reunidas as condições necessárias para que tal aconteça; senão vejamos:
- Estamos a viver uma experiência única nas nossas vidas, a nível mundial, que nos faz pensar se a Humanidade está no caminho certo; será que estamos a aproveitar esta pandemia para realmente darmos valor ao que de mais precioso temos? Será que todos estamos realmente preocupados com a felicidade que podemos atingir enquanto fazemos esta viagem? “É urgente trazer a humanidade de volta à terra” é o apelo de Bono Vox, vocalista dos U2, revisitado pela DrA Ilídia Cabral aquando da publicação do artigo “Educação ou Guerra Civil?”, (Público, 24/01/21). Enquanto milhares morrem nesta pandemia, outros furam confinamentos de forma egoísta e lamentável; é urgente trazer a humanidade de volta à terra porque estamos a assistir a uma falta e menosprezo dos valores que sempre nos sustentaram e é, acima de tudo, pela Educação, e na escola, que podemos fazê-lo. A autora continua apontando alguns caminhos a seguir, dos quais saliento aquele com que realmente mais me identifico: Há que promover a cultura do encontro – a escola não pode ser palco de guerras, de isolamento, de lutas perdidas. Na EPAMAC, temos de lutar sempre para nos conhecermos e reconhecermos e caminharmos juntos porque juntos, podemos mais!
- Somos parte de uma escola; de apenas uma escola entre tantas! Mas será que o nosso papel face aos nossos alunos não é o de ajudar a desenvolver a capacidade de aprender a pensar e a ser responsáveis para que possam tomar as suas decisões de forma saudável, sustentada e serem felizes numa sociedade que queremos plena de valores? Somos apenas 1 escola, tal como todas as outras… cada 1 deveria fazer a sua parte para salvarmos o máximo possível a geração
- São as situações mais difíceis que nos põem à prova e hoje, a questão central nas escolas tem de ser, de uma vez por todas, aquela que se prende com a formação de gente que saiba pensar, mobilizar, integrar e utilizar conhecimentos que resolvam problemas, para contribuir para o aprofundamento da sociedade democrática e da sua felicidade; as escolas têm de se assumir como oficinas de construção e na EPAMAC pretendo mobilizar a oferta de uma formação inovadora e mais completa, mais humanista e mais próxima que permita um desenvolvimento holístico aos nossos alunos, que os distinga dos demais, respeitando a tríade conhecimento, capacidades, atitudes e valores.
- Temos de ousar sair da zona de conforto; das rotinas instituídas com as suas barreiras limitadoras da criatividade que queremos deixar florescer nos nossos alunos; a própria escola tem de se afirmar como capaz de aprender a conhecer, a fazer, a ser, a conviver…
- Somos uma Escola com Qualidade reconhecida e agora, formalizada pela ANQEP com um selo para 3 anos. É o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido por todos e devidamente evidenciado e defendido pela equipa fantástica com quem tive o prazer de trabalhar.
- E, por último, aquela dimensão da qual todas as escolas dependem e à qual, às vezes, tão fácil é de atribuir as culpas – a Só que agora, finalmente, temos uma tutela que ouve e dá valor ao EP por lhe conhecer potencialidades capazes de ajudar ao desenvolvimento da nossa sociedade. Chegou o momento de nos unirmos para trabalharmos no mesmo objetivo: o sucesso das gerações futuras, mais capazes, mais completas, mais humanistas!!
- Estas são as razões pelas quais considero que o nosso desafio atual é a mudança de paradigma.
No final do meu PI coloquei “A escola cresceu muito, está com muita visibilidade, está muito voltada para o exterior e, neste momento, por tudo o que me apercebo, é chegada a altura de relembrarmos quem somos, as raízes, de voltar a fazer sentir a necessidade de uma cultura de escola única e valiosa, através de uma liderança presente, clara e distribuída, e de regras bem definidas que fomentem um ambiente de respeito e um clima favorável ao crescimento de todos os que nela vivem.”
Assim, e por não conseguir ver este caminho trilhado sem alunos, PD, PND, EE, os nossos parceiros, assumo perante todos, diversos compromissos:
PD – tudo farei para sermos uma verdadeira equipa, onde impera o respeito entre todos, de forma a nos apresentarmos como verdadeiros exemplos a seguir; diálogo constante, verdadeiro e sempre motivado pelas questões centrais da escola.
PND – comunicação constante; sempre decidir de forma a uma inclusão constante na vida da escola, pois reconheço ao PND da EPAMAC um valor e uma dedicação inestimáveis e imprescindíveis para o sucesso da escola.
EE – aprofundar as relações, uma vez que só com estreitos laços conseguiremos estar verdadeiramente incluídos neste processo de formação e acompanhamento das nossas gerações futuras. Tentarei agilizar uma plataforma que efetive de forma mais eficaz a comunicação.
Alunos – a escola estará sempre presente para vos fazer entender o valor que devem dar ao investimento numa formação completa, de qualidade como porta de entrada num futuro de mais e melhor sucesso, pleno de felicidade porque estareis completos. A escola existe para vós e tudo o que espera de vós é respeito e dedicação.
Stakeholders / autarquia / parceiros em geral – auscultação constante sobre necessidades sentidas e satisfação face a trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos. Só conhecendo esta realidade poderemos adaptar- nos às mudanças a implementar e agir como verdadeiros parceiros continuando a merecer a confiança de todos.
Tutela – colaboração nesta nova etapa da vida da escola; ajuda neste crescimento e nesta aprendizagem para nos instituirmos como verdadeiros aliados na valorização do bem público.
Conto com todos para a realização dos objetivos que são dos tantos que estiveram comigo aquando da elaboração do PI que apresentei com a minha candidatura.
Muito obrigada pela confiança depositada e conto com a dedicação de todos e com os alertas daqueles que considerarem que eu possa não estar a ver o caminho mais certo para a escola… Sinceridade, verdade e respeito por todos e para todos é o que ofereço e peço de volta.
E nunca se esqueçam… pelo sonho é que vamos!!
Muito obrigada!