Image Alt

Curso Jardinagem e Espaços Verdes (CEF)

Os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF) são uma oportunidade para poder concluir o 3º ciclo do Ensino Básico, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses ou, para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 2.

O/A Operador/a de Jardinagem é o/a profissional que, de forma autónoma realiza a instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, podendo participar na instalação das respetivas infra-estruturas, nomeadamente na preparação dos solos, das redes de drenagem e de rega, bem como dos caminhos, muros, sebes e relvados, utilizando as técnicas e os meios manuais e mecânicos apropriados. As tarefas devem ter em conta o respeito das normas de segurança, higiene e proteção do ambiente.

A EPAMAC é dotada de todas as condições essenciais à prática e aprendizagem desta profissão. Os alunos, ao longo do ano, melhoram as suas competências em contexto prático, cuidando e gerindo os espaços verdes da escola. No último ano existe a oportunidade de realizar um estágio em contexto empresa, fora da escola.

Componente Sociocultural Componente Científica Componente Técnica
Português Matemática Aplicada Preparação e Manutenção Jardins e Espaços Verdes
Inglês Ciências Naturais (CEF) Mecanização e Instalação de Equipamentos
TIC Arboricutura Ornamental
Educação Física Estágio em Contexto de Trabalho
Cidadania e Mundo Atual
Higiene, S. Segurança no Trabalho

Após a conclusão do perfil de estudos, os alunos obterão a qualificação profissional de nível 2 de Operador de Jardinagem.

 

Atividades Principais

– Realizar operações de manutenção de jardins e relvados.

– Preparar o terreno e colaborar, sob orientação, na instalação e conservação de infraestruturas básicas e paisagísticas em jardins.

– Proceder à instalação de jardins e relvados, plantando/semeando espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas.

A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 2.

 

 

DOWNLOAD
Brochura do Curso

Balanço muito positivo.

Foram três anos de bastante aprendizagem, pautados, simultaneamente, com momentos de diversão e de respeito

Judite Correia,

Experiências novas e espetaculares...

que contribuíram bastante para o meu crescimento, como aluno vem como pessoa, tais como viagens ao estrangeiro, por exemplo a Espanha, a França, a Estónia…. Sendo numa destas visitas onde encontrei o tema para a minha PAP, e outros novos métodos de produção agrícola utilizados noutros países.

João Martins,

O balanço é fantástico

Nas disciplinas não técnicas, como eramos um grupo pequeno quase era como ter uma aprendizagem individual e direcionada às dificuldades de cada um. E, tal só era possível porque o ensino era prestado por um grupo de docentes muito competente e dedicado”.

António Sousa,

Inscrição